segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Coisas do Cotidiano II

Competência e Incompetência
Pois é...
Pensei e se juntássemos todos em um só?
Teríamos assim, um quadro de referências das competências para a contratação  e desenvolvimento de profissionais de um supermercado. Saberíamos que competências seriam exigidas para um determinado cargo, montaríamos o perfil, saberíamos como recrutar, selecionar e contratar. E mais, teríamos um guia para orientar a entrevista, saberíamos a potencialidade de cada um para o cargo e quais seriam as habilidades a serem desenvolvidas, através de um programa.
Possivelmente o contratador do supermercado sabia de tudo isso intuitivamente. Mas se empolgou com a competência de um, outra competência de outro e contratou uma equipe com competências fragmentadas, que resultam em atendimento inadequado ao cliente. Depois o cliente vai embora e  o supermercado  continua investindo em marketing para atrair novos clientes, que os perde novamente, constituindo um ciclo vicioso. Até o negócio ir mal e contratar um consultor para saber o que está havendo, ou pior, fechar o supermercado.
Esse quadro explica de maneira simples a importância da competência nos profissionais. Por entender que é extremamente difícil ter alguém completo nas suas competências é que as empresas buscam hoje desenvolver programas que permitam preparar o profissional, para a função de modo eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário