domingo, 19 de setembro de 2010
A Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers
Ramain-Thiers é um processo dinâmico de socio-psicoterapia de grupo, que acontece pela mobilização do sujeito através de vivências psicomotoras. É um agente integrador de conteúdos emocionais, de ação e de relações sociais onde a leitura dos conteúdos é feita à luz do saber psicanalítico.
Ramain-Thiers é uma metodologia brasileira, aculturada e desenvolvida a partir de um modelo francês e experimentada por mais de 20 anos no Brasil.Atende às pessoas que trazem como sintoma distúrbios da aprendizagem, do comportamento e problemas psicopatológicos, partindo-se do pressuposto que estes são sintomas de uma desorganização emocional que se situa também no corporal e que acabam por refletir-se na ação do sujeito na coletividade.
A prática tem sido tanto com crianças como com adolescentes e adultos, podendo ser utilizada tanto em consultórios como em grupos de comunidades carentes, de jovens infratores ou ainda com adultos com problemas emocionais, que necessitam de um instrumental intermediário para exprimir seus sentimentos.
Esta metodologia é utilizada também em empresas, na área de Recursos Humanos e tem como principal característica, neste contexto, o fato de não trabalhar com a leitura vertical. A singularidade de cada membro do grupo será observada nas relações interpessoais, através de projeções e indentificações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário