segunda-feira, 18 de julho de 2011

Treinamentos comportamentais


Podendo ter como base o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional, os treinamentos comportamentais têm como principal objetivo o desenvolvimento pessoal de cada um dos participantes para que seja criada uma organização mais humanizada. As dificuldades encontradas no ambiente de trabalho se referem muito mais a questões comportamentais do que de conhecimento ou de habilidades específicas.

Recebimento mais constante de feedback sobre desempenho, maior variedade e adequação de tarefas, liderança, resolução de conflitos, relacionamento interpessoal, comunicação, entre outros, são temas constantemente abordados, pois os ambientes de trabalho continuam se ressentindo de conflitos latentes, de desencontros nas comunicações, de comportamentos negativos, enfim, de grandes dificuldades para uma convivência prazerosa e produtiva entre pares e entre líderes e liderados

As pessoas precisam saber administrar conflitos, tirar melhor proveito de seu tempo, comunicar-se adequadamente, negociar interesses e estabelecer relacionamentos estratégicos – além de colocar as emoções para trabalhar a seu favor e não contra elas e contra a organização

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Educação e treinamento

Aprender a aprender e aprender a desaprender devem ser uma rotina impulsionadora da empresa para que ela se supere sempre. Tenho observado que de um modo geral as empresas tem investido em treinamentos de seus colaboradores e conseguem perceber o impacto na melhoria do desempenho global da organização.
Quando falo em treinamentos penso nos técnicos e também nos comportamentais, na prontidão e na atitude para aprender.
As dificuldades encontradas no trabalho se referem muito mais a questões comportamentais do que a questões de conhecimento ou de habilidades específicas das pessoas. Os ambientes de trabalho continuam se ressentindo de conflitos latentes, de desencontros nas comunicações, de comportamentos negativos, enfim de grandes dificuldades para um convivência prazerosa e produtiva entre pares e entre líderes e liderados.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

E o clima na sua empresa, como está?

Detalhes e decoração normalmente pequenos fazem uma grande diferença no ambiente. Pode ser um objeto, a cor de uma parede, um perfume, ou até a combinação e contraste das cores, responsáveis em gerar harmonia ou até a desarmonia do local.

A questão é a seguinte: se um detalhe dessa natureza exerce tanta influência, imagine então o papel do profissional que ali trabalha com todas as suas características, idéias, pensamentos, sentimentos, compartilhando objetivos, confrontando temperamentos, convivendo com outras pessoas, que também tem as suas expectativas, os seus problemas, os seus sonhos, e as suas frustrações.

Isso demonstra a importância de cada um como gerador de influência a fim de tornar o ambiente de trabalho agradável ou desagradável.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão de Pessoas, pois permite conhecer o grau de satisfação e o comprometimento dos colaboradores com a organização. A intenção é identificar o que os empregados pensam e sentem com respeito ao tratamento que recebem no seu relacionamento de trabalho com a empresa, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores.