"Imaginação é o inicio da criação. Nós imaginamos o que desejamos; nós seremos o que imaginamos; e, no final, nós criamos o que nós seremos". George Bernard Shaw
Há quanto tempo você não brinca com seus filhos? Corre pela casa, maquia as bonecas, faz rodar o pião, brinca de esconde-esconde? Para as crianças, as brincadeiras ajudam a compreender o mundo. Brincadeira de criança é coisa séria, defendem alguns estudiosos do comportamento humano. E para os adultos, é uma deliciosa maneira de aliviar as pressões diárias e se divertirem. O cientista chileno Humberto Maturana, autor de “Amar e brincar” (Editora Palas Athena), explica que a atividade é fundamental para o desenvolvimento humano: "Brincar, amar e trabalhar estão muito próximos. A criança que gosta de brincar provavelmente será um adulto que vai estudar e trabalhar com prazer”, sua criatividade se desenvolverá com muito mais facilidade.
Além de a criatividade ser significativa para o desenvolvimento pleno do sujeito, não se pode esquecer sua importância em diferentes atividades, dentre elas, o mercado de trabalho. Isso porque, até neste, o que se anseia são pessoas flexíveis, dinâmicas e criativas. Não que a educação deva ser voltada apenas à preparação de indivíduos para o mercado de trabalho, mas é claramente visível que o trabalho é parte intrínseca da vida do homem.
Uma das maneiras de resgatar e desenvolver essa criatividade tão desejada é a ludicidade que permite que a criança descubra em si mesma o poder da criação, pois a brincadeira é a forma que as crianças possuem de construírem valores e conhecimentos que serão fundamentais a elas para se relacionarem com o mundo interior e exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário